O que significa Coaching? Quais são os elementos e características fundamentais deste processo? Quem participa dele? Quanto tempo dura? Onde acontece? Quanto custa? Resolvi registrar nesse artigo como enxergo e entendo esse assunto ao mesmo tempo tão fascinante e tão desconhecido pelas pessoas.

Introdução

A maneira mais simples e enxuta que encontrei para definir coaching é:

Coaching é uma relação estabelecida pelo coach com o dono de uma meta que dá a este autonomia e responsabilidade para realizar projetos e obter resultados. 

Na prática essa relação acontece em encontros regulares para definição e acompanhamento da meta. A relação se baseia numa comunicação inquisitiva, objetiva, positiva, motivadora e isenta de julgamentos.

O processo

O processo do coaching começa com a definição da meta associada ao resultado esperado, passando por sessões semanais de acompanhamento do progresso, terminando com o atingimento da meta em um prazo determinado.

Objetivo do coaching

O principal objetivo do coaching é a obtenção do resultado esperado pelo dono no prazo combinado para conclusão. E só. O coach precisará usar suas competências para garantir que o resultado seja alcançado.

A primeira coisa que precisa acontecer é transformar o resultado desejado em uma meta realizável.

Envolvidos no processo

Para acontecer, o coaching precisa de duas partes envolvidas:

O coach, que é responsável por conduzir as sessões semanais para incentivar o dono da meta a superar obstáculos e promover mudanças que o levarão em direção ao resultado esperado.

O dono da meta, que é responsável pela obtenção do resultado e portanto por tudo que seja necessário para alcançá-lo. Ele pode ser uma pessoa física ou mesmo um grupo de pessoas que quer atingir o mesmo objetivo.

Duração

O processo de coaching dura até que o prazo determinado para obtenção do resultado termine. Pode acontecer do resultado ser obtido antes do previsto ou mesmo de o prazo chegar e o resultado não ter sido obtido. Nos dois casos as duas partes devem chegar a um acordo sobre o que fazer.

Como uma meta é um objetivo de curto a médio prazo, é sugerido que o processo de coaching não dure mais do que três meses.

Onde acontece o processo de coaching

O processo acontece basicamente em duas atividades: nas sessões semanais de acompanhamento e nas ações estabelecidas pelo dono da meta que serão executadas durante a semana. Fisicamente as sessões podem acontecer em um local determinado em conjunto pelas duas partes.

Princípios e características

O princípio fundamental do coaching é que o dono da meta já possui as respostas dentro de si para obter o resultado esperado. Basta que o coach faça as perguntas que dirijam o foco para elas. Além disso, o coach irá motivar o seu cliente para a ação.

É um processo Evolutivo e Incremental. Evolutivo porque o dono da meta irá realizar pequenas mudanças semanais que pouco a pouco o aproximarão da meta. O segredo do coaching está aqui: tirar o dono da meta da inércia, inspirando pequenas ações evolutivas. Incremental porque cada ação realizada aumenta o caminho percorrido para a meta. Quando o dono percebe, ele já deu passos firmes e concretos para obter o resultado que deseja.

Preciso pagar?

É claro que sim. Necessariamente com dinheiro? Não. O coaching tem se tornado uma oportunidade de carreira para muitas pessoas com o talento de um coach. Então assim como qualquer serviço prestado costuma-se cobrar pelo mesmo. Também é possível encontrar pseudo-coaches que se aproveitam desta novidade e vendem o serviço apenas por motivos financeiros. Mas convenhamos, isso acontece em toda e qualquer profissão.

Eu pessoalmente acredito que o coach deve garantir que o seu cliente saia do processo com todas as condições de continuar alcançando metas sem precisar pagar por um novo coaching. O cliente deve receber, adicionalmente a obtenção do resultado, um método claro e simples que o municie para continuar realizando sonhos e objetivos de maneira sustentável e sistemática.

Conclusão

É na relação entre o coach e o dono da meta que está o diferencial do processo de coaching em relação a outros processos como terapia, treinamento, consultoria e mentoring. Essa relação é baseada numa comunicação empática, positiva, objetiva, isenta de julgamentos e focada em ações concretas.