O problema

Você tem um site ou blog e estabeleceu um ritmo de publicação para o seu site. Por exemplo, publica toda segunda-feira pela manhã. Ou publica todo primeiro sábado do mês. Ou publica três vezes ao dia. Enfim, tem uma regularidade para suas publicações e isso é extremamente importante para o seu relacionamento com os leitores. Só que algumas vezes pode acontecer de não conseguir publicar naquela data específica, seja por que motivo for.

Esse é um problema simples de resolver no WordPress. Basta agendar seu post. Neste mini tutorial vou mostrar como agendar um post para uma data específica. Vamos lá?

Tutorial: como agendar um post no WordPress

1. Escreva antecipadamente seu post

agendamento-post-passo-2

Atenção para quanto tempo será necessário previamente para começar a escrever seu post.

Dã. Este passo é óbvio. Não adianta agendar algo que não existe. Mas é importante você refletir sobre quanto tempo precisará antecipadamente, porque vai precisar aumentar sua produção no tempo em que ficará indisponível. Se publica semanalmente e vai se ausentar por duas semanas precisará produzir três posts por semana ao invés de apenas um normalmente.

2. Insira a data futura em que deseja que o post seja publicado

agendamento-post-passo-3

Clique em Editar ao lado do texto Publicar imediatamente.

Na página de edição do post do WordPress localize a caixa Publicar (ou Publish se seu WordPress estiver configurado em inglês). Em geral ela fica no topo direito da página, logo ao lado do título do seu post. Dentro dessa caixa existe o texto Publicar imediatamente (ao lado de um ícone de calendário). Clique no link Editar.

agendamento-post-passo-5

Digite o dia, mês, ano, hora e minutos desejados e clique no botão OK.

Ao clicar no link irá aparecer uma região com uns campos para você digitar a data desejada. Insira os valores nos campos adequados: dia, mês, ano, hora e minuto. Ao concluir, clique em OK.

 

3. Clique no botão Agendar

Ao clicar em OK o rótulo do botão de publicação será alterado de Publicar para Agendar (ou Schedule, se seu WordPress estiver configurado em inglês). Clique neste botão e terá concluído o agendamento do seu post.

agendamento-post-passo-6

Clique no botão Agendar para concluir o processo de agendamento do post.

4. Verifique se o post está agendado corretamente

Clique em Posts, Todos os Posts. Localize o post que acabou de agendar pelo título. Se ele estiver agendado irá aparecer o rótulo Agendado (ou Scheduled) logo ao lado do título. Verifique também a data em que está publicado na coluna Data.

agendamento-post-passo-7

Outra maneira de verificar se o post foi agendado é ver a mensagem acima logo após clicar no botão Agendar.

Conclusão

Agendar um post no WordPress é extremamente simples. Em situações em que desejamos criar  um ritmo de publicação e estabelecer um relacionamento de confiança com nossos leitores essa funcionalidade é bastante útil. Então se for este o seu caso, não deixe de utilizá-lo.


 

Este post marca o primeiro de uma nova categoria em meu site: tutoriais em WordPress. Se tiver alguma dúvida ou quiser explorar algum aspecto do WordPress entre em contato!