Você leu no post anterior que as metas transformam sua visão, sonhos e objetivos reais e viáveis através da ferramenta SMART. Com estas cinco características bem definidas, temos uma meta clara e possível de alcançar. Hoje vou reforçar o principal resultado que precisa sair desta ferramenta: os indicadores de progresso da meta.

Metas, plano de metas

Metas realizam sonhos e objetivos!

Recapitulando o texto anterior, pra alcançar sua meta você definiu:

  • números que mostrem o progresso de sua meta
  • instrumento(s) onde irá registrar esse progresso
  • um plano de ação, ou uma estratégia
  • o impacto que terá em sua vida e na dos outros
  • uma data no calendário

A principal característica é a S, de específica, pois ela vai determinar todo o pensamento em relação à definição de sua meta. O que venho percebendo ao aplicar a ferramenta SMART nas pessoas é a dificuldade de definir números ou indicadores para acompanhar o progresso de suas metas. Isso já é um forte sinal de que o caminho para chegar na meta ainda está pouco claro. Se este for o seu caso, cabe explorar melhor essa meta.

Então se você quer definir bem sua meta, deve chegar a um (ou mais) indicadores de progresso. Um indicador é um valor que quantifica um conceito importante para o progresso da meta. Veja que escrevo progresso da meta e não meta. Um indicador de progresso pode ser diferente de um indicador de resultado.

Por exemplo a meta “ter uma renda extra” pode ter como indicador de progresso “quantidade de produtos colocados no mercado”. Já o indicador de resultado de “ter uma renda extra” é o dinheiro que caiu efetivamente na conta.

Um outro exemplo em que os indicadores são iguais é a meta “ler 36 livros em 2014”. Nesse caso o indicador de progresso é “quantidade de livros” e o indicador de resultado também é o mesmo conceito (quantidade de livros), porém o resultado deve ser igual a 36.

De posse do indicador, você irá torná-lo uma métrica para acompanhar como está em relação a sua meta. A partir do acompanhamento regular destes valores ao longo das semanas, você irá tomar medidas e decisões a respeito.

Fique ligado pois nos próximos textos quero mostrar como defini uma de minhas metas usando o SMART e os indicadores. E depois pretendo explicar a importância do ritmo para alcançar suas metas.

E você, já definiu suas metas para o ano? Já definiu as características de cada meta? E os indicadores? Coloque aqui seus comentários e sugestões. Compartilhe, goste, siga, retribua!