Resenha do livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, sobre a influência dos hábitos nos indivíduos, organizações e sociedade.

O livro Poder do Hábito traz informações importantes para quem deseja criar novos hábitos em suas vidas. Para isso é preciso primeiro saber porquê os hábitos existem e como funcionam.

O poder do habito

Hábitos economizam sua energia

A principal função do hábito é poupar. Se todas as coisas que fazemos diariamente, repetidamente, metodicamente, fossem comandadas de forma consciente por nosso cérebro não teríamos tempo nem forças para fazer outra coisa em nossas vidas. Quando determinado comportamento “entra no sangue”, isto é, torna-se um hábito, então temos capacidade para dirigir nossa atenção as outras tarefas.

O loop do hábito e os anseios do ser humano

Hábitos são atividades e comportamentos que fazemos repetidamente. Essa repetição cria um loop, que é formado a partir de quatro elementos: uma Deixa, uma Rotina e uma Recompensa, sendo que a Deixa é gerada por um Anseio.

  • a Deixa é um estímulo captado por seu organismo em determinado momento do dia, local ou situação. A deixa acontece para atender algum anseio;
  • a Rotina é o comportamento automático que se segue após a deixa, o hábito em si;
  • a Recompensa é o estado emocional ou físico conquistado pela execução da rotina, fazendo com que o anseio seja atendido;
  • o Anseio é a necessidade, em geral inconsciente, por alguma coisa; é o anseio que faz girar a roda do loop do hábito.

Por exemplo a necessidade de calma ou tranquilidade (Anseio) no final do dia (Deixa) pode fazer você ir até a geladeira para comer algo saboroso (Rotina), proporcionando o estado de calma esperado (Recompensa).

Como mudar um hábito

Mudar determinado hábito exige identificar cada um dos quatro elementos citados acima e traçar um plano para substituir a rotina. O processo segue os passos abaixo:

  1. identifique a Rotina que você deseja mudar
  2. isole a Deixa: que estímulo está dando início à rotina indesejada? Em geral é um dos cinco fatores: hora do dia, local, pessoa, situação ou estado emocional.
  3. teste várias Recompensas para descobrir que Anseio você está tentando atender
  4. com os quatro elementos identificados, defina um plano para substituir a rotina

O autor dá várias dicas interessantes que podemos usar para mudar hábitos indesejados. Por exemplo, anotando minuciosamente a rotina que você deseja para o dia seguinte, inclusive com as possíveis ações para quando as coisas não saírem como esperado (essa eu testei e é surpreendente como algo tão simples funciona).

Conclusão e uma dica

O livro é de leitura fácil pois inclui inúmeras histórias. Era um livro que há muito desejava ler para entender melhor o processo da criação e existência do hábito em nosso organismo e a partir deste entendimento me capacitar para mudar meus próprios hábitos e de outras pessoas. Essas expectativas foram plenamente atendidas e por isso dei nota quatro em minha avaliação do Goodreads.

Para aqueles que querem alcançar suas metas, vale a pena usar o poder do hábito em seu favor. Inclua as atividade que precisa para alcançar sua meta em sua rotina, fazendo delas um hábito!