Os 5 hábitos das leituras altamente eficazes é para você que gosta de ler, estudar e desenvolver-se através da leitura. É para você que precisa passar em algum concurso ou matéria, ou desenvolver sua carreira atual (ou até mesmo uma nova), adquirir conhecimento sobre determinado tema, aprender técnicas de quem já passou pelo mesmo desafio que você, etc.. Tudo isso com a leitura de um bom e velho livro. Como você pode melhorar seu aprendizado? Como você pode aumentar a compreensão de um livro sem precisar de técnicas como leitura dinâmica, fotoleitura, PNL, etc.?

Introdução

Quem me conhece sabe que gosto de ler. As pessoas me perguntam como consigo ler tantos livros por ano (veja meu perfil no Goodreads). Eu sinceramente nem acho tanto assim, tem muita gente que lê muito mais. O que eu realmente faço é aproveitar ao máximo minha paixão por leitura aliada ao tempo disponível. Hoje meu tempo disponível para leitura é durante o trajeto para o trabalho. É pouco tempo: uma hora e meia por dia (é nestas horas que vejo os engarrafamentos como algo positivo). Mas procuro aproveitá-lo usando alguns hábitos que vou compartilhar com você neste texto.

O que é uma leitura eficaz?

O título é uma brincadeira e homenagem ao livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey. Um livro que vale a pena ser lido e principalmente vivido. Aqui vem o gancho para dizer que pra mim uma leitura realmente eficaz é aquela que gera inúmeras sacadas para minha vida, aquela que modifica minhas convicções e crenças, aquela que me motiva a sair da inércia e fazer algo diferente. Pra você é assim também? Enfim, chega de lero-lero e vamos aos 5 hábitos das leituras altamente eficazes.

Hábito #1 – Defina seus objetivos e expectativas para a leitura

Quando começar uma leitura, tenha clareza de suas expectativas com o livro. Além disso verifique qual necessidade você tinha para ter escolhido especificamente aquele livro pra ler dentre tantas opções. Isto irá permitir que você tenha uma postura crítica durante a leitura, sabendo onde acelerar e onde ir mais devagar para entender os pormenores. Também vai ajudar a abandonar uma leitura, quando você perceber que suas expectativas não foram atendidas.

Hábito #2 – Crie um sistema de avaliação

O que um livro precisa ter para receber nota 10? E uma nota média? Na verdade o ato da reflexão sobre um sistema de avaliação é mais importante do que o uso. Definir um sistema de avaliação permite a você filosofar sobre porquê você considera uma leitura melhor que outra. Meu sistema de avaliação 5 estrelas atualmente está fortemente associado ao primeiro hábito:

  • 1 estrela – abandonei a leitura porque não atendeu minha expectativa nem conseguiu segurar o leitor
  • 2 estrelas – concluí a leitura mas não atendeu minhas expectativas
  • 3 estrelas – atendeu as expectativas e só!
  • 4 estrelas – superou as expectativas, trazendo idéias e novos conceitos
  • 5 estrelas – mudou paradigmas e valores; conceitos continuam na cabeça bem depois da leitura; trouxe sacadas em outras áreas da vida que não estavam relacionadas ao livro

E outro detalhe: se seu sistema de avaliação não estiver ajudando, mude-o! Talvez você queira estabelecer um sistema de avaliação para determinado tipo de leitura ou apenas usar em algumas leituras.

Hábito #3 – Faça anotações, gráficos e mapas durante a leitura

Use mapas mentais, diagramas e desenhos rudimentares para fixar os pontos principais do texto. Escreva as citações que mais tiveram sentido para você. Registre as informações de maneira livre usando desenhos de metáforas, tabelas, tópicos, cores, letras grandes, etc. Tudo isso irá ajudar a fixar o conteúdo e compreender o texto durante o ato de ler. A desvantagem é que em alguns momentos não temos possibilidade de ao mesmo tempo ler e anotar.

Hábito #4 – Avalie a leitura e publique uma resenha

Publique uma resenha nas redes sociais, blog ou outra ferramenta de publicação. O fato de escrever um resumo da leitura irá ajudá-lo a criar o hábito da síntese e irá fixar ainda mais o conteúdo que leu. Ao publicar a resenha responda: Qual a mensagem principal do texto? como o autor abordou e desenvolveu esta mensagem? Suas expectativas foram atendidas? Que idéias e sacadas você teve durante a leitura? Que nota você dá à leitura?

Hábito #5 – Escolha bem a próxima leitura

Se você quer que uma leitura seja realmente eficaz, ela deve estar associada a alguma meta ou objetivo pessoal. Nem sempre isso será possível, mas tenha sempre uma leitura aitva onde você esteja adquirindo conhecimento para sua realização pessoal, seja em qualquer área da vida. Então quando escolher o próximo livro, verifique quais metas precisam progredir e liste as leituras que irão ajudá-lo neste progresso.

Conclusão

O seu hábito de leitura pode ser melhor aproveitado associando-o a novos hábitos que irão gerar mais aprendizados em sua vida. Defina objetivos, seja consistente na avaliação, anote tudo o que puder, avalie e escreva uma resenha, escolha bem o próximo livro.

Gostou? Compartilhe, curta, comente!


Créditos da foto do post: aurelio.asiain via photopin cc

seal