Uma meta devidamente detalhada é fundamental para você se colocar em um estado de ação. Leia neste artigo mais uma proposta de exercício para você criar seu 2014 de sucesso!

No artigo anterior você definiu e declarou seu 2014 de sucesso: uma lista de coisas priorizadas que quando acontecerem irão causar impacto positivo em sua vida e naturalmente na vida das pessoas que ama.

Pra que essa lista de coisas fiquem ainda mais poderosas é preciso que sejam transformadas em metas. Lembro que confundi você, querido leitor, pois já no texto anterior denominei aqueles itens que listamos de metas. Mas ainda não eram realistas e viáveis…

Um parênteses rápido: só para deixar claro, a definição de Meta que vou usar é: declaração de uma mudança positiva que você quer fazer para realizar um objetivo maior. Em geral uma meta se posiciona em um horizonte pequeno de tempo, de três a quatro meses. Metas são diferentes de objetivos, sonhos e visão. Essa diferença se dá basicamente em relação ao horizonte de tempo em que estão posicionados. Então: meta < objetivo < visão < sonho, onde a Meta tem um prazo de 3 a 4 meses; objetivo, um ano; visão, cinco a dez anos; sonho, mais tempo. Fecha parênteses!

Antes do exercício, falta responder como tornar uma meta realista e viável. Para isso, ela precisa ser SMART, que são um acrônimo para as cinco características que a meta realista e viável deve possuir:

S (SPECIFIC) – a meta deve ser específica. Esta característica deve levar você a uma visão de futuro clara e poderosa. Se possível com números, quantidades, medidas. Aqui você pode e deve usar os sentidos que forem mais pertinentes para a meta, sejam visuais, cinéticos, olfativos, auditivos, etc. Usando a metáfora de uma jornada, o S de uma meta é o destino.

M (MEASURABLE) – a meta deve possuir instrumentos visíveis e reais para que seu progresso seja verificado regularmente. A cada momento no tempo deve ser possível olhar no “medidor” e verificar o andamento da meta em relação a sua conclusão. O M é a bússola que você vai usar para progredir na jornada.

A (ACTIONABLE) – a meta deve possuir um plano ou estratégia de ação. Aqui não precisa ser nada elaborado ainda, apenas uma noção do que precisará ser feito para alcançar a meta. Essa característica (o A do SMART) é o caminho que será trilhado na jornada.

R (RELEVANT) – a meta deve possuir relevância para você. Lembre que pedi que priorizasse aquelas que iriam causar maior impacto na sua vida quando alcançadas. Isso ocorre porque estas são mais relevantes, ou seja, estão associadas a algum valor ou crença que é fundamental para você. Quando se chega ao destino da jornada encontram-se os tesouros. 

T (TIME-BOUNDED) – a meta deve possuir um prazo de validade, uma data específica no tempo. Se for uma data especial (um aniversário, etc.) melhor ainda, porque ajuda na imaginação do futuro de sucesso que irá criar. Dentro da metáfora que estamos usando, o T significa que a jornada tem data e hora para acabar.

Agora o exercício. Novamente vá para em um espaço reservado, criativo e confortável. Isso é importante. Esse espaço precisa ser um lugar que você reconheça como seu espaço de recolhimento. Se puder ser o mesmo que você usou para o exercício da declaração de um 2014 de sucesso, melhor. Permita-se esse tempo.

Para cada item da lista do 2014 de sucesso, transforme-o em uma meta SMART, respondendo as perguntas abaixo. Procure respondê-las em uma folha de papel ou documento digital. Escrever é um processo importante no processo mental de realização da meta.

S – quando você tiver alcançado esta meta, que fatos vão acontecer? Como você se vê? Procure descrever essa visão com o maior número de detalhes possível: números, indicadores, medidas, locais, pessoas, o que estará fazendo, etc.

M – que instrumentos concretos você vai usar para registrar o progresso em relação à meta? Documentos, planilhas, arquivos, objetos, etc.

A – o que precisará fazer para alcançar a meta? Escreva com verbos de ação.

R – como você se sentirá quando alcançar a meta? O que terá conquistado?

T – em que data específica você irá alcançar essa meta?

Pra finalizar, uma última pergunta: o que você vai fazer HOJE para alcançar sua meta?

Se você gostou deste texto compartilhe, curta, deixe seu comentário, depoimento, dúvida, etc., envie o link para seus amigos. Além disso, se quiser me transformar em mais um  torcedor do seu sucesso, entre em contato comigo para compartilhar suas metas. Que tal?

Eu acredito no poder da retribuição. Minha missão de vida é o presente que me foi dado. Nada mais natural do que retribuir este presente de todas as maneiras que puder. Faça o mesmo e verá a vida conspirar para seu sucesso!